Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies necessárias ao bom funcionamento do website.
Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura nas definições do seu browser. Consulte a nossa  Ficha-Projecto

.
undefined

Curiosidades pet - A 3.ª idade em 4 patas

2019-05-30

“É paradoxal que a ideia de viver uma vida longa atraia a todos, mas a ideia de envelhecer não atraia ninguém” Andy Rooney

Atualmente permitimos aos nossos amigos de 4 patas ter uma vida mais saudável, através da alimentação e cuidados de saúde preventivos que lhes prestamos, e por isso, ao promover a sua longevidade estamos a permitir aumentar a quantidade de cães e gatos seniores.


A velhice é uma fase da vida, natural e inevitável, e tem necessidades específicas que precisam ser satisfeitas de forma a permitir maior qualidade de vida. Os sintomas relacionados com a idade podem ser retardados através de um estilo de vida físico e mental, saudável e estimulante.

CÃES SÉNIORES

Quando considerar um animal sénior?
A idade a que passamos a considerar que o nosso cão é sénior varia com a raça. Cães de raças grandes são seniores mais cedo, normalmente a partir dos sete anos de idade enquanto que os de raça pequena só o serão a partir dos 10. Animais sem raça definida têm alguma tendência para envelhecer mais tardiamente.

 

Sinais de envelhecimento:

- Redução no nível de atividade;
- Modificação da resposta a determinados estímulos;
- Alterações no ciclo do sono;
- Alterações nas relações;
- Aumento da ansiedade;
- Eliminação inadequada;
- Confusão mental, perda de memória;
- Incapacidade para resolver problemas simples;
- Ganho de peso.

 

DICAS PARA MANTER ATIVIDADE

1 - JOGOS COM A COMIDA
O olfato é o sentido que os cães mantêm mais apurado até mais tarde na vida. Assim, grande parte da estimulação cognitiva deverá aproveitar este facto. Pode fazer jogos de busca, em que escondemos pequenas quantidades de comida. Poderá utilizar métodos caseiros, tais como, caixas de ovos, garrafas de água vazias, guardanapos de papel a formarem pequenos embrulhos ou tubos de cartão do interior do papel higiénico.

2 - AMBIENTE ESTIMULANTE
A maior parte dos cães idosos movimentam-se com dificuldade, mas devem ser diariamente levados a locais interessantes que possam inspecionar olfativamente e que lhe permitam o convivio com outros cães ou pessoas. Mesmo pequenos períodos de passeio, 5-10 minutos, são benéficos.
A partir dos 7 anos já devemos ter uma alimentação mais adequada às necessidades desta fase de vida.
Essencialmente baixa em calorias, visto que a obesidade continua a ser o desafio mais significativo desta fase.

 

GATOS SENIORES

A partir dos 7 anos já devemos ter uma alimentação mais adequada às necessidades desta fase de vida. Essencialmente baixa em calorias, visto que a obesidade continua a ser o desafio mais significativo desta fase.