Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.
Aceitar
Recusar
Estudos revelam que viver com um animal de companhia traz benefícios cognitivos na idade adulta e sénior.
Ter um animal de estimação, como um cão ou um gato, pode ser mais benéfico do que se imagina. Para além da companhia e afeto, a ciência mostra que estes amigos de quatro patas ajudam a preservar a saúde mental ao longo dos anos.
Um estudo publicado na ‘Scientific Reports’ analisou adultos com mais de 50 anos e descobriram que quem vive com um cão ou um gato apresenta um declínio cognitivo mais lento. Os donos de cães destacam-se na memória imediata e os de gatos na memória a longo prazo e na fluência verbal.
O segredo parece estar na relação próxima e constante com o animal. As rotinas diárias, o afeto partilhado e a sensação de responsabilidade funcionam como estímulos mentais regulares, que ajudam o cérebro a manter-se ativo.
E cuidar bem do nosso companheiro também é parte dessa ligação. Garantir uma alimentação equilibrada e adaptada à sua fase de vida — como aquela que desenvolvemos na petMaxi — reforça não só o bem-estar do animal, mas também a qualidade da relação que tanto nos beneficia.
Integrar os animais de companhia na vida sénior não é apenas uma questão emocional — é também uma escolha com benefícios reais para o envelhecimento saudável.
Mais artigos de interesse
Dicas simples para tornar a transportadora num local seguro e confortável para o seu cão ou gato.
Um lembrete importante neste Dia do Chocolate: este doce é tóxico para os animais, todos os dias do ano.